9 Dicas Importantes para o sucesso do seu Ensaio Fotográfico Externo
Parabéns!
Você decidiu fazer um ensaio fotográfico, que deve ser uma experiência prazerosa e um presente que guardará esse momento de sua vida para sempre.
Mas aí vem aquela dúvida sobre como funciona um ensaio desses, quais são as possibilidades, quais as providências, qual o material entregue pelo fotógrafo, e por aí vai.
Sem dúvida nenhuma, seu fotógrafo(a) vai poder esclarecer tudo isso, de acordo com a forma como ele/ela trabalha, mas é importante você ter atenção a essas dicas fundamentais para o sucesso do seu ensaio.
1 - Planejamento das fotos
Muito provavelmente você já deve ter se inspirado em inúmeras fotos de ensaios de outras pessoas, com fotos publicadas no Facebook, Instagram, etc.
Então, usar e abusar de referências de poses e idéias é uma prática sempre bem vinda, porém, é necessário adequar sua expectativa, pois cada foto é única, por mais que tentemos reproduzi-la, assim como as suas fotos serão únicas também.
Conversar com seu fotógrafo sobre todas essas idéias e o estilo desejado, é importante para direcionar o planejamento, seleção de local, data, horário, figurino, etc.
2 - Locação
A escolha da do cenário é muito importante para um ensaio externo, pois ele contextualiza a sua foto. Muitas fotos de catálogos de moda também são feitas em ambientes externos
Para um planejamento de datas, horários e possibilidades, eu utilizo dois aplicativos/sites que me permitem saber com exatidão a posição do Sol em um local, data e horário, assim, consigo prever qual o melhor horário e posição para fazer aquelas fotos ao entardecer, na linguagem Golden Hour.
São eles: SunCalc (gratuito) e o famoso TPE (pago).
Gestantes - Atenção especial à acessibilidade do local, facilidade de estacionamento, locomoção, acomodação para descanso, etc.
Fotógrafos - Sempre que possível, mantenham-se atualizados sobre as locações usadas (ou desejadas) para as fotos. Um local encantador no último Verão pode estar terrível no Outono. Se possível, faça uma visita prévia uma semana antes.
3 - Previsão do tempo
Sim, parece óbvio, mas esse é um ponto importante que muitas vezes passa batido em um planejamento de um ensaio externo.
Acompanhar a previsão do tempo é fundamental para se ter sucesso no escolha do dia certo para o ensaio, e também fotos impactantes.
Se for necessário remarcar por causa do tempo, converse com seu fotógrafo. Se não for possível, por algum motivo, procurem uma locação alternativa, como explicado abaixo.
Fotógrafo: Procure se manter atualizado sobre a previsão do tempo com relação à sua agenda. Se necessário, proponha alternativas de locais e datas.
4 - Permissões
Vocês chegaram ao local das fotos e então surge um segurança que resolve proibir a fotografia no local. São ordens da Dona Administração.
Isso acontece e essa permissão deve ser consultada nos locais ou respectivos sites.
Embora a legislação permita algumas possibilidades de fotos, uma discussão dessas não leva a lugar nenhum. É claro que vale a pena a argumentação, mas não a indisposição.
Alguns exemplos de lugares lindos e convidativos, onde podemos fazer fotos nossas, mas não são permitidos ensaios fotográficos, são o Solo Sagrado e o Templo Zu Lai, que não permite sequer o uso de tripés. Eu mesmo tive que desistir de um ensaio lá e acabei realizando em outra locação, mas regra é regra e está descrita no site.
Chequem as permissões.
5 - Segurança
Esse item é fundamental, afinal, ninguém quer correr o risco de ser assaltado em pleno ensaio, muito menos o fotógrafo. Sim, existem muitos casos.
Muitas locações interessantes, são também desprovidas de segurança. Para contornar esse problema, dê preferência por locais que tenham um bom histórico a respeito, monitoração, controles mais adequados. Condomínios e Clubes podem ser uma alternativa muito interessante.
Outra alternativa é incluir o serviço de um Segurança no pacote do ensaio. Pode até não impedir uma abordagem armada, mas pode inibir na maioria dos casos.
Fotógrafos, assim que possível financeiramente, considerem a possibilidade de contratarem seguro para seus equipamentos de rua. A Porto Seguro é uma das seguradoras que trabalha nesse segmento.
6 - Descanso, Alimentação e Hidratação
Se alimentar bem no dia anterior, evitando ingerir comidas pesadas e gordurosas, é muito importante, pois permite que você possa descansar bem na noite anterior, assim, sua pele estará melhor para as fotos.
Exercícios físicos intensos, como academia, devem ser evitados no dia anterior e no próprio dia, para que você tenha disposição para um ensaio de 3 a 4 horas.
Evitar o uso de álcool e do cigarro (pelo menos no dia anterior e no dia do ensaio), também contribui positivamente para um ensaio fotográfico bonito.
Sim, isso também vale para o fotógrafo.
7 - Maquiagem (principalmente para as mulheres)
Você já encontrou o fotógrafo certo para seu ensaio, teve o trabalho de selecionar as roupas e acessórios que vai usar no dia, e vai fazer as fotos sem um Make Up?
Se for esse seu estilo, sem problemas. Nós sabemos que a maioria das nossas clientes são pessoas normais, não são modelos e não estão acostumadas a serem fotografadas por um profissional, por isso podem se sentir inseguras. E como as mulheres sabem que um bom Make Up, mesmo que seja leve, transmite uma segurança pessoal muito importante para o momento das fotos, essa segurança é fundamental para o sucesso do ensaio.
Por ser um processo muito pessoal, se você tiver uma maquiadora de sua preferência, não abra mão de levá-la junto.
Qualquer detalhe que traga essa confiança a mais, para que você se sinta bem e confortável, é de extrema importância, pois o seu estado de espírito será registrado também.
Fotógrafo - Tenha sempre boas indicações de maquiadoras para oferecer.
8 - Trocas de Figurinos e Acessórios
Uma dica importante é prezar pelo conforto e bem estar na hora de selecionar os looks. Não adianta pensar em uma roupa super transada para as fotos e essa ser desconfortável, partindo da premissa de que não é um ensaio de moda e que a roupa não é mais importante do que você.
Você combinaram um ensaio de 3 a 4 horas e 3 figurinos (2 trocas), mas o local não tem um banheiro, vestiário, ou qualquer outra estrutura que permita que vocês se troquem com dignidade?
Verifiquem sempre a existência dessa estrutura nas locações e, na falta de um trocador, considerem levar um Provador Portátil, que pode ser montado em qualquer lugar e proporcionar privacidade aos clientes para a troca de figurino.
Fotógrafos, se necessário, incluam um no seus kits.
9 - Incrementar seu Book
Por último, mas não menos importante, considere a possibilidade de incluir no seu Book uma sessão de estúdio fotográfico.
Estúdios costumam proporcionar um leque de possibilidades fotográficas diferentes, com uma linguagem estética própria e uma iluminação que a rua não nos dá.
De preferência, uma sessão de estúdio não deve ser marcada na mesma data que o ensaio externo, para que não seja cansativo e você possa aproveitar muito bem as duas experiências.
Lembre-se que essas dicas, apesar de não serem regras, podem te ajudar muito a vivenciar essa experiência de uma forma muito tranquila prazerosa.
Para cada pessoa, essa experiência tem um significado e uma importância diferente e tão importante quanto as fotos que você vai rever daqui a 5 ou 10 anos, é a lembrança que você vai ter, a experiência que você vai reviver, todas as vezes que mostrar seu álbum para sua família e amigos.
Espero que tanto a lembrança quanto a experiência sejam divertidas e felizes, como a que eu procuro proporcionar aos meus clientes e amigos.
Conheça um pouco dos meus ensaios externos.
Quer saber mais sobre como podemos fazer o seu ensaio fotográfico? Envie uma mensagem para mim, e eu entro em contato com você!
Sucesso!