Os Pontos Mágicos
Os Pontos Mágicos são recursos essenciais, derivados da Regra dos Terços, Regra dos Meios e Regra dos Quartos, dando ainda mais relevância a esses recursos.
Os Pontos Mágicos estão localizados nas intersecções (cruzamentos) das Guias Horizontais com as Guias Verticais dessas Regras acima e definem localizações perfeitas dos objetos (principais ou não), conforme exemplo abaixo.
Na imagem ao lado, os pontos verdes nas intersecções são os Pontos Mágicos.
Ao utilizarmos a Regra dos Terços, podemos ter o objeto principal alinhado a alguma Guia, podemos ter uma divisão da cena (horizonte, nível do mar, montanhas) orientado por outra Guia e podemos também, além de alinhar o objeto principal em uma Guia, alinhar o objeto principal em um ponto específico da imagem, da composição da cena.
Dessa forma, além de podermos utilizar a Regra dos Terços como uma orientação, ainda ganhamos esses pontos de interesse, para nos orientar sobre o alinhamento dos objetos da cena, tudo isso com bastante Espaço Negativo, se for o caso.
Fica mais fácil ver na prática, não é mesmo?
No exemplo ao lado, além de a corrente estar perfeitamente alinhada com a Guia Vertical Direita, dois dos berloques também estão dispostos nos Pontos Mágicos.
Além disso, há bastante Espaço Negativo em volta.
Embora essa foto tenha sido feita na porta de uma loja de enfeites, o que nos daria muitas informações e detalhes, o desfoque do fundo e a penumbra do interior da loja, garantem uma cena pouca informação e quase nenhum detalhe.
Canon 40D + Canon 50mm
Na imagem ao lado, já utilizado no capítulo Espaço Negativo, além de termos o nível do mar alinhado à Guia Inferior, o veleiro está alinhado com a Guia Direita e está posicionado também no Ponto Mágico Inferior Direito.
Isso dá ainda mais força para a cena, que utiliza a Regra dos Terços e Espaço Negativo.
Canon 40D + Canon EF 70-200mm
Sim, o mesmo vale para a imagem ao lado, também utilizada no capítulo Regra dos Terços.
O Ponto Inferior Esquerdo orienta sobre a melhor localização dos esportistas.
O Ponto Superior Direito está alinhado ao topo das montanhas ao fundo, marcando uma divisão na cena, entre montanhas e céu.
Claro, a imagem também utiliza a Regra dos Terços e Espaço Negativo.
Canon 40D + Canon EF 70-200mm
Eu não poderia deixar de analisar a foto do capítulo.
Nessa foto, eu aproveitei a dinâmica dos peixes para alinhar a arraia debaixo desse feixe de luz, na posição que seria (mais ou menos) o Ponto Inferior Esquerdo.
Essa foto também utiliza a Regra dos Terços, Espaço Negativo e outro recursos da Composição Fotográfica.
Canon 40D + Tamron 17-50mm
Conhecer bem esses dois recursos, Regra dos Terços e Pontos Mágicos, vai permitir você pensar em Fotografia de uma forma diferente.
É claro que existem muitos outros recursos (ou regras) da Composição Fotográfica.
Esse conhecimento não acaba aqui.
Outra Dica que dou:
Se você deseja fazer fotos melhores, com Câmeras ou Smartphones, convido você a conhecer meu livro Composição Fotográfica - Além do Óbvio.
Nesse livro eu ensino vários recursos da Composição Fotográfica, para que você possa fotografar cada vez melhor com a sua câmera ou smartphone.
Você pode ler um trecho na loja da Amazon, pelo link abaixo:
Composição Fotográfica - Além do Óbvio
Faça fotos melhores usando câmeras e smartphones
Boas Fotos!!